quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O que é o Geocaching?

Geocaching

Geocaching é um passatempo e um desporto,feito ao ar livre, no qual se utiliza um receptor de navegação por satélite (Sistemas de Posicionamento Global - GPS) para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água, que contém um livro de registos ("logbook") e alguns objectos como canetas, afia, moedas ou bonecos para troca.


Cache

A actividade de Geocaching tornou-se possível devido ao fim da imposição da degradação do sinal do sistema GPS denominado Selective Availability em 1 de Maio de 2000. A primeira colocação de uma cache com auxílio de GPS ocorreu a 3 de Maio de 2000 por Dave Ulmer. A encontrada duas vezes e registada uma vez.

O Geocachng tornou-se então popular, com um significativo crescimento em todo o mundo. Em 29 de Novembro de 2009 contavam-se 948 950 caches activas em 221 países. Todos estes números são anunciados no maior site dedicado ao jogo, o geocaching.com, embora existam outras páginas dedicadas ao jogo, mas com muito menor número de registos.
Geocacher é o termo usado para quem participa nesta actividade lúdica.


Geocaches


Numa cache tradicional, um geocacher coloca um livro de registos, caneta ou lápis e os pequenos tesouros, num saco à prova de água, e depois anota as coordenadas WGS84 (latitude e longitude) da cache. Estas, em conjunto com outra informação sobre o local do esconderijo, são publicadas na Internet. Os outros geocachers, os descobridores, lêem essa página e, com receptores GPS, procuram-na. Quando o conseguem, registam o achado na mesma página. Os geocachers são livre de colocar ou retirar objectos da cache, normalmente por troca de coisas de pequeno valor, de modo a haver sempre qualquer recordação para trazer.

Algumas caches contêm o que se chama travel bugs ou geocoins - objectos que se deverão mover de cache em cache, e cujos percursos são registados online.

Travel bug

Geocoin

Variações:

> Micro-cache: pequena caixa onde quase só cabe o livro de registo - as mais comuns são caixas de rolo fotográfico 35 mm;

> Multi-cache: necessita de uma visita a um ou mais pontos intermédios para determinar as coordenadas da cache final;

> Cache mistério: necessita que o geocacher resolva um puzzle para encontrá-la;

> Cache-evento: um encontro de geocachers;

> Virtual: local a visitar sem caixas escondidas, mas que supostamente deve ter algo bonito ou interessante. A visita terá que ser provada através da revelação de algo que garanta que o geocacher esteve presente.


Geocaching e o ambiente

Uma das características que diferencia o geocaching de outras actividades é o esforço feito no sentido de preservar a natureza e criar consciência ambientalista. Para tal, é normalmente pedido aos utilizadores que removam algum lixo das áreas onde praticam geocaching ("Cache In, Trash Out" - CITO) e que deixem as áreas visitadas iguais ou em melhor estado que como as encontraram. É usual também a realização de eventos CITO listados em http://cacheintrashout.com/ que envolvem milhares de geocachers em todo o mundo, limpando uma área em particular.


O que é um Stash Note?

Uma Stach Note é uma simples nota contendo informação sobre o que é o geocaching e uma geocache; serve para informar alguém que encontre a cache por acaso e diz do que se trata o geocaching.


O que é um logbook?

O logbook, ou livro de registos/visitas, é um bloco de papel que o dono de uma geocache deixa para que os geocachers/visitantes possam assinalar fisicamente a sua visita.


O que é um Geocachers?


Um geocacher é um dos participantes nesta actividade.



Os Mandamento do Geocaching


  1. Não destruas
  2. Não te apresses
  3. Tem calma
  4. Faz o trabalho de casa
  5. Não alteres
  6. Ajuda
  7. Conta
  8. Não ofendas
  9. Tens tempo
  10. Não copies
  11. Sê claro
  12. Cumpre as regras
  13. Não inventes

O que se pede no Geocaching?

Que se divirtam o máximo possível!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário